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III ARTE PRA QUÊ TE QUERO? FORMAÇÃO PARA O MERCADO CRIATIVO

O III ARTE PRA QUE TE QUERO é um evento GRATUITO organizado pelo LABORATÓRIO CRIATIVO ESTICANDO A BALADEIRA. O Coletivo é composto por empresas e profissionais da área de criação de conteúdo, Comunicação, Design, Educação e Administração.

O III ARTE QUE PRA QUE TE QUERO é o espaço de comunicação mais direto com o nosso público sobre o Mercado Criativo. É a estratégia de aproximar profissionais das diversas áreas deste mercado aos estudantes e outros profissionais interessados. Além das palestras, oferecemos minicursos para formações específicas no uso de ferramentas para atuação no Mercado Criativo. Sendo assim, o evento se tornou uma oportunidade de tornar prática a formação de estudantes e profissionais interessados na criatividade como ferramenta estratégica para o mercado atual e do futuro.

O tema da criatividade é o objeto principal do laboratório, composto por professores universitários e pesquisadores das áreas de Design, Publicidade, Jornalismo, Administração e História. O Laboratório desenvolve vários projetos, dentre eles o Podcast Esticando a Baladeira, dedicado a pensar tanto no processo criativo quanto nos profissionais que atuam no mercado criativo do Ceará e do Brasil. O Laboratório desenvolveu o seu próprio método criativo, nomeado Pensamento Esticado. A partir dele desenvolvemos as 3 temporadas do Podcast Esticando a Baladeira, que estão disponíveis ao público gratuitamente, acompanhado de artigos e outras recomendações bibliográficas sobre o universo da criatividade. Outros podcasts também fazem parte do Laboratório, como o Garatuja, o Você Trabalha ou Só dá Aula? e o História Possíveis para Títulos Prováveis. O objetivo é fomentar a criatividade como uma das linguagens mais importantes para a formação dos profissionais do futuro, colaborando para um mercado mais sensível às necessidades da sociedade e do planeta.

PROGRAMAÇÃO:

❖ 23 de AGOSTO: Abertura do Evento (19:00);

– Apresentação do evento pelos organizadores.

– Palestra: CRIATIVIDADE E GESTÃO PÚBLICA: com Lenildo Gomes, Gestor e produtor Cultural – Diretor de Articulação Institucional do Dragão do Mar.

❖ 24 de AGOSTO:

– Minicurso 01: PROCESSO CRIATIVO COMO MÉTODO DE CRIAÇÃO. MINISTRANTE: Prof. Dr (ando) Edmilson Jr (UNIV. AVEIRO) – 14:00;

– Minicurso 02: COMO PRECIFICAR UM PROJETO DE DESIGN GRÁFICO. MINISTRANTE: Prof. Dr (ando) Jorge Godoy (DESIGN UNIFANOR e ESTÁCIO) – 16/:00;

– MESA 01: CRIATIVIDADE E PERIFERIA (19H) Convidados: Rômulo Silva (PPGS-UECE) e Prof. Ma. Ozângela Arruda (COMUNICAÇÃO UNIFANOR). Mediação: Prof. Edmilson JR. – 19:00;

❖ 25 de AGOSTO:

– Minicurso 03: QUADRINHOS COMO FERRAMENTA DE CRIAÇÃO NO MERCADO PUBLICITÁRIO; – Prof. Dr (ando) Pedro Brandão (COMUNICAÇÂO UNIFANOR) – 14:00;

– Minicurso 04: COMO PRODUZIR CINEMA NA PERIFERIA – Prof. Mike Dutra (EAV Vila das Artes) – 16:00;

– MESA 02: CRIATIVIDADE PARA SALVAR AS TECNOLOGIAS – Convidados: Prof. Dr. João Vilnei (DESIGN UFC – Quixadá) e Profa. Dra. Ingrid Monteiro (DESIGN UFC – QUIXADÁ). MEDIAÇÃO: Prof. Jorge Godoy– 19:00;

❖ 26 de AGOSTO:

– Minicurso 05: COMO EDITAR UM PODCAST CRIATIVO PARA EMPRESAS – Elton Bastos (Técnico de SOM da UNIFANOR e Editor de PODCASTs) – 14:00;

– Minicurso 06: MARKETING DIGITAL PARA PEQUENOS NEGÓCIOS. Profa. Ma. Eugênia Cabral (COMUNICAÇÃO UNIFANOR) – 16:00;

– MESA 03: CRIATIVIDADE PARA GERENCIAR NEGÓCIOS NO SÉCULO XXI. – Prof. Me. Paulo Jr Pinheiro (COMUNICAÇÃO UNIFANOR e CARAMELO COMUNICAÇÃO) e Morena Garcia (CARAMELO COMUNICAÇÃO). Mediação: Profa. Ma. Eugênia Cabral (COMUNICAÇÃO UNIFANOR) – 19:00.

Meu 1º podcast | Curso online e gratuito sobre produção de podcast

Galera, com muita alegria divulgamos a nova produção do Laboratório Criativo Esticando a Baladeira, o curso online gratuito

MEU PRIMEIRO PODCAST =)

Nele, o nosso querido intelectual do som, Elton Bastos, organizou uma série de conteúdos essenciais para quem gostaria de produzir um podcast mas não faz ideia de como começar.

Ele está disponível integralmente no canal do Youtube do Esticando em 4 aulas, totalizando mais de 1 hora de curso!

Se liga na descrição das aulas e nos links para cada uma delas:

Aula 1 – Produção de podcast com a Profª Eugenia Cabral

Como organizar seu cronograma, formato, presença de convidados, frequência e duração dos episódios.

Aula 2 – Roteiro de podcast com o Profº Leandro Maciel

Formatos diversos de roteiro para gravação com e sem convidados.

Aula 3 – Captação e edição de podcast com Elton Bastos | Parte 1

Como realizar captação com recursos gratuitos, com recursos de média e alta qualidade.

Aula 3 – Captação e edição de podcast com Elton Bastos | Parte 2

Edição na prática, exemplos de trabalhos que podem ser feitos com áudios e uso de trilhas e BG.

Aula 4 – Divulgação de podcast com o Profº Jorge Godoy

Como divulgar o seu podcast, canais, cronograma, como gerar discussão sobre o tema e engajar o público.


Quem puder e quiser, por favor, divulgue em suas redes sociais e em seus grupos de WhatsApp, passe para aquele amigo que sempre mostrou interesse em começar um podcast e, antes de tudo, ASSISTA E NOS CONTE O QUE ACHOU =)

Você pode conhecer mais sobre esse e outros projetos criativos no site esticandoabaladeira.com.br

Assine nosso podcast e nos avalie 😬

🎙 Apple Podcasts | https://is.gd/esticandonaapple
🎙 Google Podcasts | https://is.gd/esticandonogoogle
🎙 Spotify | https://is.gd/esticandonospotify
🎙 Deezer | https://is.gd/esticandonodeezer

Este curso só pode ser possível graças ao apoio da Secultfor e da Lei Aldir Blanc =)

Criatividade para mudar a política

“Toda Causa tem o seu Efeito; todo Efeito tem a sua Causa; tudo ocorre de acordo com a Lei; (…)

As massas de pessoas são carregadas adiante, de acordo com o ambiente onde vivem, com os desejos e as vontades dos mais fortes, que lhes superam. A hereditariedade, as ideias prontas e outras causas que lhes são externas as movimentam pra lá e pra cá, como peões no Xadrez da Vida. Os Mestres, porém, elevando mentalmente a si mesmos para planos superiores, dominam o seu humor, seu caráter, suas qualidades e capacidades, assim como ao próprio ambiente a sua volta, e se tornam Jogadores ao invés de peões.” (O Caibalion)

Compartilhando o imaginário

A arte é importante porque facilita nossa compreensão do caos que é a realidade.

Pensar nisso me faz lembrar de um filme ao mesmo tempo caótico e profundamente real: Mad Max: estrada da fúria, do diretor australiano George Miller.

Naquele cenário pós apocalíptico o mundo foi jogado numa realidade de escassez de recursos onde falta inclusive água para a população. Numa pequena comunidade de pessoas miseráveis e sedentas, um governante violento, Immortan Joe, controla o modo como as pessoas têm acesso aos recursos que garantem suas vidas.

Em uma das cenas que representam esse controle o tirânico líder oferece poucos minutos de acesso à água para as pessoas e, enquanto o faz, dita para que todos ouçam um discurso sobre os perigos da água, como ela pode viciar, como não devem sucumbir à tentação de tornarem-se viciados no que chamam de Aqua cola. Numa clara referência à outro vício relativamente comum hoje em dia.

“Nunca, meus amigos, fiquem viciados em água. Vocês sentirão muito a sua falta”.

Pensamento absurdo, mas perfeitamente encaixado numa lógica que já foi usada por muitas instituições religiosas e também por governos supostamente democráticos. Essa lógica de distorcer a realidade em favor de um discurso que favoreça seus próprios interesses é uma ferramenta de manipulação das opiniões alheias tão antiga quanto a própria humanidade, e que se estabelece justamente na atuação política da pequena parcela de uma população sobre uma grande maioria que está ocupada demais com a própria sobrevivência para atuar ativamente em resposta a esse controle. É jogando com o imaginário social que grande parte dessa dominação se mantém.

Mas de que tipo de imaginário estamos falando? E o que isso tem a ver com política e criatividade? Para tentar responder a essas questões será preciso antes estabelecer o terreno sobre o qual nos debruçamos para apresentar nossos argumentos, o espaço onde a política e a criatividade atuam e sobre o qual tem imensa influência: o terreno do imaginário.

Mas o imaginário ao qual me refiro não é o mesmo que se percebe no senso comum: não se trata de uma imagem mental que somos capazes de formar conscientemente; tampouco é o sentido usado pelo famoso psicanalista francês Jacques Lacan, de algo irrepresentável, da ordem da alucinação e em contraste com o real. O imaginário que quero tratar diz respeito ao sentido descrito pelo poeta Edouárd Glissant no livro Poética da relação (1997). Segundo ele, quando fala de imaginário está se referindo  ao conjunto de “todos os modos que uma cultura tem de perceber e conceber o mundo” (Glissant, 1997, p. xxii). Isso pode ser melhor entendido se fizermos uma breve digressão.

O significado que atribuímos às palavras surgem de convenções culturais. Palavras como “governo” e “política” já existiam quando nasci, e, justamente por isso, até começar a questionar sobre suas origens às tratei como se fossem naturais, como se fossem independentes do ser humano para existir e sempre estivessem aí, no mundo. Mas, se encararmos uma perspectiva histórica cultural, palavras e ideias parecem fazer parte da imaginação, uma imaginação tão forte, que assumimos como realidade. Nessa atitude de aceitação da realidade – que pode ou não ser consciente – nos submetemos a uma série de regras que regem a vida em sociedade, e que, por conseguinte, definem nossa noção do que é real. A ideia de dinheiro é um exemplo disso. Sejam papéis, metais ou simplesmente números aparecendo em uma tela, o dinheiro define se temos mais ou menos poder de comprar as coisas. Simplesmente confiamos na ideia de que isso faz sentido e é real, porque “acreditamos” que sempre foi assim, e isso basta.

As regras que definem nossa sociedade fazem parte dessa imaginação compartilhada, que ajudam a construir os aspectos formadores de nossa cultura, o modo como construímos nossa própria individualidade e até mesmo o nosso conceito de nação. Isso se baseia, em parte, na proposta de Benedict Anderson (1989) sobre as Comunidades Imaginadas. Quando apresenta seu conceito de nação o autor escreve:

uma comunidade política imaginada – e imaginada como sendo intrinsecamente limitada e, ao mesmo tempo, soberana. (…) é imaginada porque mesmo os membros da mais minúscula das nações jamais conhecerão, encontrarão ou nem sequer ouvirão falar da maioria de seus companheiros, embora todos tenham em mente a imagem viva da comunhão entre eles. (Anderson, 1989, p. 32)

Outro importante exemplo disso – que aponta para o que esse texto pretende discutir – é a ideia de democracia. Na proposta de uma sociedade democrática a ideia é a de que se exige participação de todos para se realizar a democracia. O que vemos acontecer na prática é que nem todos assumem essa responsabilidade de participar das decisões políticas. Mais tragico ainda é a falta consciência dessa responsabilidade. E, quando relaxamos, quando não nos importamos com a política, acabamos deixando outros tomarem o poder de decidir nossas vidas. Não existe vazio na política, o espaço de poder sempre é ocupado por “alguéns”! Despolitizar as pessoas é um jeito de criar essa desistência, os vácuos a serem ocupados. Isso pode ser feito usando as grandes ferramentas de comunicação de massa; e também utilizando as tais notícias falsas, capazes de mobilizar todo um imaginário social, contra ou a favor de determinadas ideologias. Fazer você pensar que todo político é corrupto, que a política é suja e você não deveria se envolver com isso, é um jeito de te deixar de fora, um jeito de garantir que quem exerce real poder continue nessa condição e ainda aumente sua diferença em relação a quem não tem poder algum. Essa é uma forma perigosa de se usar a força que mídias como a TV e a internet representam. Uma força potencialmente devastadora e um poder que atua, basicamente, a partir do nosso imaginário. 

Administrando os espaços da política

A política trata da ocupação de diferentes espaços de poder. Essa ideia se explica quando imaginamos os modos como a política atua na sociedade. Existe a Política do cotidiano e a política institucionalizada: o espaço político nosso e aquele ocupado pelas pessoas eleitas por nós. Percebe aí que parece existir uma espécie de divisão relacionada ao pertencimento? Como se o espaço que deveria pertencer a todos tivesse sido quase que tomado por uma parcela de pessoas, uma parcela que costuma se esforçar ao máximo para manter os privilégios que vêm com o domínio desse espaço?

Essa noção de pertencimento é algo que mexe com a nossa criatividade, justamente porque se refere ao gerenciamento e à administração da vida em sociedade. Algo que só é possível graças à nossa capacidade de inventar soluções para o conjunto dinâmico de complexidades do cotidiano em sociedade. A aplicação do sistema político democrático encontra seus limites quando se depara com essa realidade.  Porque  pessoas vivendo em grupo geram problemas, e é dos problemas que surgem as ideias criativas. Nesse sentido uma pista para tornar-se ativo na disputa pelo espaço das questões públicas seria inventar novas formas de gerir as questões sociais, ser um cidadão (cri)ativo. Para explorar essa opção podemos recorrer a um dos trabalhos do filósofo italiano Giorgio Agamben, especificamente a sua noção de oikonomia.

Oikonomia em grego quer dizer “economia”. O termo inicialmente se referia à gestão da casa, mas com o tempo passou também a significar outras formas de gestão, mais improvisadas, como a gestão das emoções do público em um discurso político, por exemplo, ou a gestão de conflitos numa nação multicultural. Agamben disse no seu livro O reino e a glória (2011) que os teólogos cristãos quando discutiam sobre as regras que regem o catolicismo, costumavam fazer referência a essa tal oikonomia, a gestão e a administração de um conjunto de práticas e relações. Agamben também diz em sua análise do conceito que o próprio Deus, segundo o dogma cristão, praticava a oikonomia. Segundo o autor, Deus tem que “administrar” sua relação com a Criação, o que significa, “administrar” a relação de Deus com o próprio Deus. Ele se referia à ideia da santíssima trindade. A vida interior de Deus – a trindade – tem a sua própria “economia”, que permite que a mesma administre sua “economia da salvação”. Seria então uma oikonomia trinitária. A administração da complicada forma de ser de Pai, Filho e Espírito Santo, três em um.

Podemos entender que essa foi uma das várias ações dos conselhos monásticos responsáveis pela administração da Igreja Católica em seu período de formação como a gigantesca instituição que viria a se tornar. A oikonomia foi um dos modos como os estudiosos da fé organizaram o entendimento dos dogmas católicos, na tentativa de pôr em ordem contradições presentes no encontro entre as diferentes interpretações dos textos bíblicos que surgiram quando a igreja se espalhou pelo mundo.

Administrando a política nos espaços

O mistério da santíssima trindade é um dos melhores exemplos de como administrar contradições. Segundo Giorgio Agamben, a vida interior de Deus – a trindade – tem a sua própria “economia”, a administração da complicada forma de ser de Deus, pai, filho e espírito santo ao mesmo tempo, três em um. É nesse ponto que nos encontramos com a relação entre política e criatividade. Tentemos acompanhar o raciocínio construído para a trindade, aplicando-o ao modo como percebemos o gerenciamento da vida em sociedade no mundo contemporâneo.

O ponto de conexão entre a oikonomia trinitária e o jeito mais comum de governo no ocidente hoje não é a administração da Trindade, mas o seu desenvolvimento no paradigma da providência. Essa doutrina retrata o governo ou a gestão que Deus faz do mundo como fundamentalmente econômica, o que significa que Deus prefere usar meios indiretos para alcançar seus objetivos. Deus não nos obriga a nada. Em vez disso, Deus opera pelo nosso livre arbítrio, que Ele indiretamente manipula para atingir seus objetivos. Alguns exemplos disso estão em descritos nos textos bíblicos: “você pode fazer o que quiser, mas comer daquela maçã é proibido”, ou então, “façam o que quiserem, mas se exagerarem vou mandar um dilúvio”. São exemplos imperfeitos, mas é assim que, supostamente, a economia moderna trabalha, já que todas as nossas escolhas contribuem para resultados sentidos devido à intervenção da mão invisível (que, na verdade, seria uma versão secularizada da mão de Deus, como Agamben explica).

Assim, tanto Deus quanto o governo nos controlam através do nosso livre arbítrio, isto é, a gente faz o que quiser mas isso tem consequências que na prática alimentam um sistema de funcionamento social que mantém poucos explorando muitos. Ou seja, quando a ideia que vale é “cada um por si” o resultado costuma ser uma minoria concentrando privilégios às custas de muitos. Cada um por si, Deus (e o Leviatã) contra todos! Nessa lógica, as nossas escolhas com resultados negativos seriam o “efeito colateral” do sistema. No sistema teológico, Deus faz uso do dano colateral para extrair o bem do mal – “há males que vem para o bem”. Já o sistema secular de governo pode utilizar certos tipos de “danos colaterais” (por exemplo, o modus operandi do capitalismo, que, por vezes, deixa as pessoas carentes e sem-teto) como um estímulo a uma maior obediência e produtividade das pessoas que temem tornar-se “danos colaterais” a si mesmos. É como se o que me fizesse jogar esse jogo sujo fosse o medo de ser eu o explorado no processo. E pra evitar isso eu tenho que procurar ser o explorador. Mas aí eu pergunto: e se eu aprendesse as regras e começasse a propor novos jeitos de jogar? Eis o espaço para a criatividade.

Partilhando a criatividade

A partir do trabalho de Agamben podemos comparar a interpretação católica para a atuação de Deus no gerenciamento da criação com a mão invisível da economia capitalista, tão defendida pelas correntes de pensamento neoliberais. Destaco nessa formulação uma lógica reveladora para a sociedade ocidental contemporânea: seguimos tratando nossa relação com o mundo com base em como imaginávamos essa relação na idade média. E fazemos política do mesmo  jeito. Como base nas ideias imaginadas antes de nós nascermos e que acabam controlando nossas vidas.

A boa notícia? Segundo minha própria avaliação é o seguinte: se vivemos sob esse controle baseado em imaginação tornada realidade, seria perfeitamente possível tomarmos esse controle e criar nossa própria realidade, nosso próprio jeito de fazer política. Seja como um artista que denuncia práticas perversas do governo, como o jornalista que investiga e comunica essas práticas; ou como o cidadão que faz questão de acompanhar e cobrar seu candidato, ou ainda sendo aquele que decide se filiar a um partido e se tornar ele mesmo um candidato sério, aquele que exercita pacientemente a capacidade de ouvir e conviver com quem pensa diferente, ou também como o pai e a mãe que decidem garantir que a educação de seus filhos tenha sempre a conscientização política e a responsabilidade social da convivência.

Fazer política é assumir o controle e não se deixar ser controlado. Fazer política é ocupar os espaços; estar atento e consciente da responsabilidade da vida coletiva. “A democracia é o pior dos regimes, com exceção de todos os outros”, teria dito Winston Churchill. A beleza da democracia é que ela sempre está em disputa, requer a nossa atenção e colaboração. Viver na democracia é assumir um compromisso contínuo com a criatividade, afinal precisamos resolver os problemas que criamos.  Seja no sistema democrático, ou em outro que sequer foi inventado ainda, cabe a você e a todos nós assumir a política em nossas vidas. Conviver é um exercício criativo! Precisamos treinar. 

Referências

Artigo on-line

Oikonomia trinitária enquanto paradigma da máquina governamental http://www.ihuonline.unisinos.br/artigo/6876-oikonomia-trinitaria-enquanto-paradigma-da-maquina-governamental 

Filme

Voeten, P. J., Mitchell, D. (Producers) & Miller, G. (Producer/Director). (2015). Mad Max: fury road [Motion Picture]. United States: Warner Bros. Pictures.

Livros

Agamben, G. (2015). O reino e a glória: Uma geneaolgia teológica da economia e do governo [Homo Sacer, II, 2]. Boitempo Editorial.

Glissant, E. (1997). Poetics of Relation (B. Wing, trans.). Ann Arbor: University of Michigan Press. https://doi.org/10.3998/mpub.10257
Said, E. W. (2000). Representações do intelectual: as palestras de Reith de 1993 (1th ed.; T. Seruya, ed.; S. C. José Reis Leal, Inês Castro, Patrícia Palroz, Alcino Malalane, Ana Sofia Pereira, Ana Catarina Martins, Marta Mendonça, Ana Teresa Pinto, Ana João Trindade, Aiana Vieira, trans.). Lisboa: Edições Colibri.

Fortaleza, cidade criativa! #06 – Uma Fortaleza, várias cidades

Chegamos ao nosso 6º e último episódio dessa temporada incrível que contou com o apoio da Lei Aldir Blanc, pela Secultfor. Para finalizar, contamos com a ilustre voz de Demitri Túlio, jornalista formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Demitri é repórter especial e cronista com experiência em redações desde 1996. Já atuou em quase todas as áreas de cobertura do jornalismo, com destaque para segurança pública, cotidiano e Semiárido. É vencedor de mais de 40 prêmios e possui uma forma de ver Fortaleza que é uma verdadeira aula de sensibilidade.

Fortaleza, Cidade Criativa! #05 – Fortaleza, a cidade das pessoas

O nosso 5º episódio irá tratar da poesia que envolve o conceito de cidade, afinal a cidade não é feita só de asfalto e prédios, ela também é feita pelas pessoas que a vivem. O tema de hoje é “Fortaleza, a cidade das pessoas”. Nesse episódio contamos com a voz de Fernanda Meireles, escritora, artista visual e educadora. Graduada em Letras, especialista em Arte-Educação e mestre em Comunicação Social, trabalha com, cria e pesquisa zines, redes de comunicação, leitura, antropologia da escrita, Fortaleza (a Cidade Solar), novas literaturas e alfabetização visual. Sua arte está literalmente estampada em belíssimos quadros, canecas, postais, livretos, zines e outros apetrechos decorativos e afetivos na sua Loja sem Paredes.

Fortaleza, Cidade Criativa! #04 – Arte para criar a cidade

Neste quarto episódio, iremos conversar sobre as possibilidades da arte criar a cidade que queremos. E para isso, contamos com a participação do artista-cientista-inventor cearense Narcélio Grud, um verdadeiro apaixonado pela cinética, que explora em suas obras a interação com o ambiente e as pessoas. Já realizou instalações eólicas na orla da praia em Fortaleza, já criou esculturas sonoras que permitiam a interação do público de formas bem inusitadas, além de seus grandes projetos para parques e praças e em seus instrumentos musicais e bicicletas.

II Seminário Arte pra quê te quero

19 e 20 de janeiro, 19h no canal do esticando no youtube.

O II Seminário Arte pra quê te quero tem como objetivo pensar a relação entre Arte e Sociedade a partir de reflexões envolvendo as áreas de Comunicação, História, Cultura, Política, Filosofia e Sociologia. Com o apoio da Lei Aldir Blanc e da Secretaria de Cultura de Fortaleza – SecultFor vamos discutir o tema: Fortaleza, Cidade Criativa! com os professores que compõem o Laboratório Criativo Esticando a Baladeira. Acreditamos que os temas explorados ao longo dos dias 19 e 20 de janeiro de 2021 contemplem os interesses de diferentes tipos de criativos atuando na cidade de Fortaleza. Desde estudantes de Comunicação, Arte, Design e áreas afins até os profissionais do mercado criativo como produtores culturais, dançarinos, atores, cineastas, músicos, artistas plásticos, ilustradores, quadrinistas e demais artistas independentes, bem como os entusiastas da potente produção cultural fortalezense.

Durante o seminário acontecerão oficinas sobre 4 temas, 2 em cada dia:

Dia 19/01/2021 | Cultura de resistência & Uso da arte como movimento político

Dia 20/01/2021 | Campanha publicitária & Planejamento de marketing digital

Cada oficina tem 1 hora de duração e a segunda é uma sequência do que for desenvolvido na primeira, sem que haja obrigatoriedade de participação em ambas para aproveitamento do conteúdo.

A metodologia de esticar o pensamento será utilizada na construção do produto final das oficinas enquanto ela acontece. Na conversa entre os participantes serão respondidas as questões provocadoras de cada momento das oficinas. Este método está exemplificado nos programas das duas primeiras temporadas do podcast Esticando a Baladeira e também no podcast Histórias Prováveis para Títulos Possíveis.

O produto das oficinas será o desenho de uma campanha sobre o tema das culturas de resistência.

Dia 19/01/2021, 19h

Cultura de resistência & Uso da arte como movimento político

Nossa oficina terá início abordando os conceitos de cultura a partir de autores da grande área dos Estudos Culturais e disciplinas afins. Autores como Raymond Williams, Stuart Hall e Achile Mbembe formam uma base, que se estende de acordo com a participação e desenvolvimento dos trabalhos na oficina.

A proposta se baseia na exposição da proposta seguida da mostra de alguns exemplos de arte decolonial, logo após a conversa será aberta para a participação dos que assistirem o seminário. Tudo será transmitido diretamente pelo Youtube no canal do Laboratório Criativo Esticando a Baladeira.

A oficina finaliza apresentando as questões que construírão o documento coletivo com o desenho de uma campanha on-line:

  • com quem quer resistir?
  • que luta assumir?
  • que voz usar?
  • que bandeira levantar?
  • que pontes construir?
  • que mensagem deixar?

Dia 20/01/2021, 19h

Campanha publicitária & Planejamento de marketing digital

Por definição, uma campanha pressupõe várias peças publicitárias – e não uma peça publicitária única –, que serão veiculadas em mídias diversas. Isso expressa alguns dos requisitos necessários para que seja definida como uma campanha: mais de uma peça, ou peças diversas, a serem veiculadas em mídias diversas.

A principal característica de uma campanha publicitária é que, seja qual for o meio ou ação explorada, as peças que a constituem devem preservar uma identidade entre si, uma uniformidade tanto editorial (textos) quanto visual, para causar sinergia entre eles com objetivo de aumentar o impacto da campanha. Nossa proposta é que essa identidade seja criada a partir do contato com a teoria decolonial.

A campanha publicitária pode ser constituída de peças em diversos meios de comunicação, seja de massa (rádio, televisão, jornais, revistas) ou segmentado (mala direta, telemarketing) que são explorados de acordo com um planejamento prévio de ações obtidos por dados colhidos em Pesquisa de Mercado, no decorrer de um período. Outra modalidade de ação que pode constituir uma campanha é a promocional (degustação, distribuição de brindes em pontos de venda, shows promocionais, desfile de modelos e eventos em geral). O desenho da nossa campanha apresentará opções que permitirão sua posterior aplicação de acordo com as intenções dos que participarem das oficinas.

A oficina finaliza apresentando os itens de uma campanha que se relacionam com o documento coletivo construído no dia anterior, com o desenho de uma campanha on-line:

  • projeto
    • avaliação de recursos disponíveis
    • objetivos da campanha
      • formação da equipe de trabalho (com quem resistir?)
      • definição do público-alvo (que luta assumir?)
      • linha de comunicação (que voz usar?)
      • ferramentas de marketing (que bandeira levantar?)
      • criação de canais (que pontes construir?)
      • forma de entrega da campanha e definição do conteúdo a ser produzido (que mensagem quer deixar?)

Ao término dos workshops, os participantes precisarão preencher um formulário para o recebimento do certificado.

Nos vemos lá =)

Fortaleza, Cidade Criativa! #03 – Criatividade na Periferia

Neste episódio contamos com a voz de Preto Zezé, presidente global da Central Única das Favelas – CUFA, uma rede de jovens das favelas empenhados na defesa dos direitos dos moradores das comunidades através de ações sociais e culturais e que hoje está representado em 17 países. Conversamos com ele sobre de que forma a criatividade está presente na periferia e como ela interfere no cotidiano das comunidades. Bora lá, que essa conversa está muito massa!

Fortaleza, Cidade Criativa do Design pela UNESCO – com Alberto Gadanha #02

Neste 2º episódio desta temporada com apoio da Lei Aldir Blanc, conversamos com Alberto Gadanha, designer gráfico e professor. Coordena projetos de inovação no Instituto Iracema e atua como ponto focal da Rede de Cidades Criativas da UNESCO representando Fortaleza na área do Design.

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