
COMO VOCÊ INVENTA A SUA CRIATIVIDADE?
A imaginação dos cientistas está mais próxima do seu dia a dia do que parece …
O curso Convergências Criativas propõe técnicas que transformam conceitos em ferramentas que te ajudam a criar, utilizando o lúdico como estratégia didática.
Construímos relações entre diferentes teorias acadêmicas e referências da cultura pop e do mercado criativo.
Nosso objetivo é inspirar autonomia para os que criam, a partir do uso dessa metodologia que transforma pensamentos complexos em ferramentas criativas.
Gostou? Explicamos um pouco mais neste vídeo aqui embaixo 😉
NOSSA PROPOSTA É TE AJUDAR A

Imagine os movimentos que ocorrem no ato de “esticar a baladeira”.
Primeiro, é preciso um alvo a ser atingido: o problema e a sua solução.
Em seguida, carregamos nossa baladeira com a munição, que seriam as referências e o conhecimento. Ao esticar, nós, ao mesmo tempo, trazemos esta munição para perto e tensionamos, com uma força suficiente para chegar o mais longe possível, mas sem romper a liga!
Agora que temos o conhecimento próximo, é preciso se concentrar para mirar no alvo. Enquanto se mantém a força na tensão, observamos atentamente cada movimento, analisando seus detalhes e entendendo nosso objetivo. O tempo aqui é muito importante: lento demais e o alvo pode escapar. Muito rápido e se arrisca perder a precisão.
Finalmente vem o disparo!
VUUUSH!
O conhecimento vai em direção ao alvo.
E o último movimento acontece: será que pegou? Só falta conferir se realmente atingiu o resultado esperado: é a avaliação e a análise do processo.
Nosso nome é uma metáfora para o nosso método: esticar o pensamento®. Associamos os movimentos de “esticar a baladeira” com o movimento de forçar conexões entre os conceitos que estudamos e a prática criativa.
Podemos dividir em 4 os movimentos:



Embora “esticar” pareça ser uma metodologia que beneficia apenas artistas, comunicadores e profissionais do mercado criativo, defendemos a ideia de que “ser criativo” é uma das formas mais eficazes de se viver. Por isso, acreditamos que se você tiver o interesse em aprender outras formas de pensar e criar conexões, então “esticar” é pra você, sim! Se por acaso você está descontente com suas soluções criativas, constantemente passa por bloqueios criativos ou gostaria de respirar novos ares, se receite uma esticada!

1º DIA
COMO CRIAR CONCEITOS?
Peirce
Fayga Ostroyer
Ellen Lupton
O QUE SÃO PROBLEMAS?
Deleuze
Fayga Ostroyer
Design Thinking
EMPATIA
Damásio e neurociência
O processo criativo dos artistas
Como descobrir os reais problemas?
2º DIA
Como gerar ideias?
EM BUSCA DO INSIGHT
Emoção e percepção
Ferramentas de desbloqueio
O processo como descoberta do fazer
O movimento do corpo e a criação
COMO GERAR TENSÃO?
Deleuze
Criação de diagramas
Braindumping visual