Podcast: Play in new window | Download (Duration: 1:00:32 — 55.4MB) | Embed
Curtiu? Assina nosso podcast 😉 Spotify | RSS | More
Neste quarto episódio, iremos conversar sobre as possibilidades da arte criar a cidade que queremos. E para isso, contamos com a participação do artista-cientista-inventor cearense Narcélio Grud, um verdadeiro apaixonado pela cinética, que explora em suas obras a interação com o ambiente e as pessoas. Já realizou instalações eólicas na orla da praia em Fortaleza, já criou esculturas sonoras que permitiam a interação do público de formas bem inusitadas, além de seus grandes projetos para parques e praças e em seus instrumentos musicais e bicicletas.
You Might also like
-
II Seminário Arte pra quê te quero
19 e 20 de janeiro, 19h no canal do esticando no youtube.
O II Seminário Arte pra quê te quero tem como objetivo pensar a relação entre Arte e Sociedade a partir de reflexões envolvendo as áreas de Comunicação, História, Cultura, Política, Filosofia e Sociologia. Com o apoio da Lei Aldir Blanc e da Secretaria de Cultura de Fortaleza – SecultFor vamos discutir o tema: Fortaleza, Cidade Criativa! com os professores que compõem o Laboratório Criativo Esticando a Baladeira. Acreditamos que os temas explorados ao longo dos dias 19 e 20 de janeiro de 2021 contemplem os interesses de diferentes tipos de criativos atuando na cidade de Fortaleza. Desde estudantes de Comunicação, Arte, Design e áreas afins até os profissionais do mercado criativo como produtores culturais, dançarinos, atores, cineastas, músicos, artistas plásticos, ilustradores, quadrinistas e demais artistas independentes, bem como os entusiastas da potente produção cultural fortalezense.
Durante o seminário acontecerão oficinas sobre 4 temas, 2 em cada dia:
Dia 19/01/2021 | Cultura de resistência & Uso da arte como movimento político
Dia 20/01/2021 | Campanha publicitária & Planejamento de marketing digital
Cada oficina tem 1 hora de duração e a segunda é uma sequência do que for desenvolvido na primeira, sem que haja obrigatoriedade de participação em ambas para aproveitamento do conteúdo.
A metodologia de esticar o pensamentoⓇ será utilizada na construção do produto final das oficinas enquanto ela acontece. Na conversa entre os participantes serão respondidas as questões provocadoras de cada momento das oficinas. Este método está exemplificado nos programas das duas primeiras temporadas do podcast Esticando a Baladeira e também no podcast Histórias Prováveis para Títulos Possíveis.
O produto das oficinas será o desenho de uma campanha sobre o tema das culturas de resistência.
Dia 19/01/2021, 19h
Cultura de resistência & Uso da arte como movimento político
Nossa oficina terá início abordando os conceitos de cultura a partir de autores da grande área dos Estudos Culturais e disciplinas afins. Autores como Raymond Williams, Stuart Hall e Achile Mbembe formam uma base, que se estende de acordo com a participação e desenvolvimento dos trabalhos na oficina.
A proposta se baseia na exposição da proposta seguida da mostra de alguns exemplos de arte decolonial, logo após a conversa será aberta para a participação dos que assistirem o seminário. Tudo será transmitido diretamente pelo Youtube no canal do Laboratório Criativo Esticando a Baladeira.
A oficina finaliza apresentando as questões que construírão o documento coletivo com o desenho de uma campanha on-line:
- com quem quer resistir?
- que luta assumir?
- que voz usar?
- que bandeira levantar?
- que pontes construir?
- que mensagem deixar?
Dia 20/01/2021, 19h
Campanha publicitária & Planejamento de marketing digital
Por definição, uma campanha pressupõe várias peças publicitárias – e não uma peça publicitária única –, que serão veiculadas em mídias diversas. Isso expressa alguns dos requisitos necessários para que seja definida como uma campanha: mais de uma peça, ou peças diversas, a serem veiculadas em mídias diversas.
A principal característica de uma campanha publicitária é que, seja qual for o meio ou ação explorada, as peças que a constituem devem preservar uma identidade entre si, uma uniformidade tanto editorial (textos) quanto visual, para causar sinergia entre eles com objetivo de aumentar o impacto da campanha. Nossa proposta é que essa identidade seja criada a partir do contato com a teoria decolonial.
A campanha publicitária pode ser constituída de peças em diversos meios de comunicação, seja de massa (rádio, televisão, jornais, revistas) ou segmentado (mala direta, telemarketing) que são explorados de acordo com um planejamento prévio de ações obtidos por dados colhidos em Pesquisa de Mercado, no decorrer de um período. Outra modalidade de ação que pode constituir uma campanha é a promocional (degustação, distribuição de brindes em pontos de venda, shows promocionais, desfile de modelos e eventos em geral). O desenho da nossa campanha apresentará opções que permitirão sua posterior aplicação de acordo com as intenções dos que participarem das oficinas.
A oficina finaliza apresentando os itens de uma campanha que se relacionam com o documento coletivo construído no dia anterior, com o desenho de uma campanha on-line:
- projeto
- avaliação de recursos disponíveis
- objetivos da campanha
- formação da equipe de trabalho (com quem resistir?)
- definição do público-alvo (que luta assumir?)
- linha de comunicação (que voz usar?)
- ferramentas de marketing (que bandeira levantar?)
- criação de canais (que pontes construir?)
- forma de entrega da campanha e definição do conteúdo a ser produzido (que mensagem quer deixar?)
Ao término dos workshops, os participantes precisarão preencher um formulário para o recebimento do certificado.
Nos vemos lá =)
Post Views: 1.148 -
Esticando a Baladeira #11 – Criando Ciência ou Com quantos “Cs” se escreve Ciência?
Podcast: Play in new window | Download (Duration: 1:09:49 — 63.9MB) | Embed
Curtiu? Assina nosso podcast 😉 Spotify | RSS | More
Diretamente de São Paulo o Cientista, Biólogo e Professor Thiago Godoy se reúne com nossos Desafiadores do Desconhecido Ed, Diego e Jorge para explorar as origens, estruturas e métodos do fascinante e famigerado mundo da pesquisa científica. Aguce a sua curiosidade e venha conosco investigar com quantos “Cs” se escreve Ciência.
Thiago Godoy
Bacharel em Ciências e Tecnologia (2015), Bacharel em Ciências Biológicas (2016) e Licenciado em Ciências Biológicas (2018) pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Com interesse nas áreas de Conservação da Biodiversidade, Ecologia Aplicada e Macroecologia, utilizando técnicas de modelagem de nicho ecológico e sistemas de informação geográfica. Foi bolsista CNPq de Iniciação Científica na área de conservação da biodiversidade e ecologia urbana. Desde 2017 é mestrando em Evolução e Diversidade pela mesma instituição (UFABC), onde estuda o efeito de variáveis climáticas no padrão de distribuição de herbáceas no Cerrado.
Links e referências
Puxando a liga
Podcast Fronteiras da Ciência | Link
Richard Dawkins | Gene Egoísta
Quando o surrealismo encontra o cinema | Link
Mirando o alvo
René Descartes | Link
Vladimir Propp | Link
Teoria Crítica do Estruturalismo | Theodor Adorno | Link
Sofistas | Link
O positivismo de Auguste Comte | Link
Bolha Sensível de Unwelt | Link
Onde foi que pegou?
Artigo | Edmilson Jr. | Como falar sobre a Criatividade?
Equipe Esticando a Baladeira
Intelectual do Som – Elton Bastos
Integrantes – Diego Marques | Edmilson Jr | Jorge GodoyEstique a baladeira com a gente =)
Gostaria de esticar a baladeira também? Envie projetos, artigos e o que mais imaginar para criarmos uma comunidade de baladeiros =)
Fale conosco
Email | contato@esticandoabaladeira.com.br
Facebook | esticandoabaladeira
Instagram | esticandoabaladeiraEssa é uma produção de conteúdo feita com o apoio da Caramelo Comunicação e do CarameloCast. (já ouviu? É massa!)
Post Views: 1.376 -
Esticando a Baladeira #05 – No que consiste a consistência?
Em mais uma esticada quinzenal o Caladinho, o Letrado e Abusado e o Poeta dos Títulos tem suas falas reunidas pelo Intelectual do Som para propor a 5ª etapa do processo criativo: a materialização. Vamos investigar como materializar a imaginação?