Podcast: Play in new window | Download (Duration: 56:28 — 51.7MB) | Embed
Curtiu? Assina nosso podcast 😉 Spotify | RSS | More
Neste 2º episódio desta temporada com apoio da Lei Aldir Blanc, conversamos com Alberto Gadanha, designer gráfico e professor. Coordena projetos de inovação no Instituto Iracema e atua como ponto focal da Rede de Cidades Criativas da UNESCO representando Fortaleza na área do Design.
You Might also like
-
Garatuja #01 – O gato na porta
Podcast: Play in new window | Download (Duration: 22:59 — 42.4MB) | Embed
Curtiu? Assina nosso podcast 😉 Spotify | RSS | More
Olá! Que bom ter você aqui, pode entrar…
Este é o GARATUJANesse espaço, experiências na contação de histórias, rodas de conversa, entrevistas e outros formatos de áudio são ensaiadas, buscando entender como se faz enquanto é feito. Garatuja é o rascunho, a ideia inacabada e em construção. Aqui você terá exercícios de criatividade, e o processo é mais importante que o resultado.
Cada episódio tem um exercício diferente, que pode continuar ou não, só depende do quanto você e eu estamos dispostos a fazer. Ouvindo e criando.
Consulte nesse link o espaço com o conto que deu origem a esse episódio e os outros contos da temporada.
Se você também quiser ser um dos criadores do Garatuja, manda ideias a partir dos contos postados. Aqui você também encontra todos os contatos para enviar suas ideias: Twitter, Facebook, Instagram.
Esse é um projeto do Laboratório Criativo do Esticando a Baladeira e tem o apoio da Caramelo Comunicação e de toda a família do Esticando.
Você pode conhecer mais sobre esse e outros projetos criativos no site esticandoabaladeira.com.br
Obrigado, tenha uma boa jornada e volte sempre…
…a porta está aberta…Post Views: 1.139 -
Você trabalha #02 – Isso é entre mim, Jackie, Pierre e uma arma
Podcast: Play in new window | Download (Duration: 33:21 — 38.2MB) | Embed
Curtiu? Assina nosso podcast 😉 Spotify | RSS | More
O que fazia Jackie ser tão importante e Pierre tão rabugento? Como que suas visões de mundo tão distintas os levaram a um encontro tão incomum e trágico? Não importa. Entre um professor e um palestrante, no fim, só nos resta uma arma para encerrar a discussão. Este episódio é uma oferta de agradecimento a quem quer que seja o real responsável por Weintraub não incomodar mais a nossa educação. Saravá!
Post Views: 1.180 -
II Seminário Arte pra quê te quero
19 e 20 de janeiro, 19h no canal do esticando no youtube.
O II Seminário Arte pra quê te quero tem como objetivo pensar a relação entre Arte e Sociedade a partir de reflexões envolvendo as áreas de Comunicação, História, Cultura, Política, Filosofia e Sociologia. Com o apoio da Lei Aldir Blanc e da Secretaria de Cultura de Fortaleza – SecultFor vamos discutir o tema: Fortaleza, Cidade Criativa! com os professores que compõem o Laboratório Criativo Esticando a Baladeira. Acreditamos que os temas explorados ao longo dos dias 19 e 20 de janeiro de 2021 contemplem os interesses de diferentes tipos de criativos atuando na cidade de Fortaleza. Desde estudantes de Comunicação, Arte, Design e áreas afins até os profissionais do mercado criativo como produtores culturais, dançarinos, atores, cineastas, músicos, artistas plásticos, ilustradores, quadrinistas e demais artistas independentes, bem como os entusiastas da potente produção cultural fortalezense.
Durante o seminário acontecerão oficinas sobre 4 temas, 2 em cada dia:
Dia 19/01/2021 | Cultura de resistência & Uso da arte como movimento político
Dia 20/01/2021 | Campanha publicitária & Planejamento de marketing digital
Cada oficina tem 1 hora de duração e a segunda é uma sequência do que for desenvolvido na primeira, sem que haja obrigatoriedade de participação em ambas para aproveitamento do conteúdo.
A metodologia de esticar o pensamentoⓇ será utilizada na construção do produto final das oficinas enquanto ela acontece. Na conversa entre os participantes serão respondidas as questões provocadoras de cada momento das oficinas. Este método está exemplificado nos programas das duas primeiras temporadas do podcast Esticando a Baladeira e também no podcast Histórias Prováveis para Títulos Possíveis.
O produto das oficinas será o desenho de uma campanha sobre o tema das culturas de resistência.
Dia 19/01/2021, 19h
Cultura de resistência & Uso da arte como movimento político
Nossa oficina terá início abordando os conceitos de cultura a partir de autores da grande área dos Estudos Culturais e disciplinas afins. Autores como Raymond Williams, Stuart Hall e Achile Mbembe formam uma base, que se estende de acordo com a participação e desenvolvimento dos trabalhos na oficina.
A proposta se baseia na exposição da proposta seguida da mostra de alguns exemplos de arte decolonial, logo após a conversa será aberta para a participação dos que assistirem o seminário. Tudo será transmitido diretamente pelo Youtube no canal do Laboratório Criativo Esticando a Baladeira.
A oficina finaliza apresentando as questões que construírão o documento coletivo com o desenho de uma campanha on-line:
- com quem quer resistir?
- que luta assumir?
- que voz usar?
- que bandeira levantar?
- que pontes construir?
- que mensagem deixar?
Dia 20/01/2021, 19h
Campanha publicitária & Planejamento de marketing digital
Por definição, uma campanha pressupõe várias peças publicitárias – e não uma peça publicitária única –, que serão veiculadas em mídias diversas. Isso expressa alguns dos requisitos necessários para que seja definida como uma campanha: mais de uma peça, ou peças diversas, a serem veiculadas em mídias diversas.
A principal característica de uma campanha publicitária é que, seja qual for o meio ou ação explorada, as peças que a constituem devem preservar uma identidade entre si, uma uniformidade tanto editorial (textos) quanto visual, para causar sinergia entre eles com objetivo de aumentar o impacto da campanha. Nossa proposta é que essa identidade seja criada a partir do contato com a teoria decolonial.
A campanha publicitária pode ser constituída de peças em diversos meios de comunicação, seja de massa (rádio, televisão, jornais, revistas) ou segmentado (mala direta, telemarketing) que são explorados de acordo com um planejamento prévio de ações obtidos por dados colhidos em Pesquisa de Mercado, no decorrer de um período. Outra modalidade de ação que pode constituir uma campanha é a promocional (degustação, distribuição de brindes em pontos de venda, shows promocionais, desfile de modelos e eventos em geral). O desenho da nossa campanha apresentará opções que permitirão sua posterior aplicação de acordo com as intenções dos que participarem das oficinas.
A oficina finaliza apresentando os itens de uma campanha que se relacionam com o documento coletivo construído no dia anterior, com o desenho de uma campanha on-line:
- projeto
- avaliação de recursos disponíveis
- objetivos da campanha
- formação da equipe de trabalho (com quem resistir?)
- definição do público-alvo (que luta assumir?)
- linha de comunicação (que voz usar?)
- ferramentas de marketing (que bandeira levantar?)
- criação de canais (que pontes construir?)
- forma de entrega da campanha e definição do conteúdo a ser produzido (que mensagem quer deixar?)
Ao término dos workshops, os participantes precisarão preencher um formulário para o recebimento do certificado.
Nos vemos lá =)
Post Views: 1.073